Estados Unidos e Osama Bin Laden ,
Entre o periodo de guerras o alfaganistao estava em uma area de guerras , como ele nao tinha seu propio exercito os EUA os ajudaram pegando um grupo de homens de la e colocando para treinamento militar para futuralmente dirigir as forças militares do Alfaganistao , o lider desse grupo era Osama Bin Laden que se tranformou no Presidente do Alfaganistao anos depoise criou a Al-Qaeda ,no ano de 2001 no na manhã dia 11 de Setembro 4 avioes comerciais foram sequestrados sendo dois deles jogados propositalmente, contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York .
Um terceiro avião,foi direcionado pelos sequestradores para uma colisão com o Pentágono , no condado de Arlington, Virgínia .o quarto supostamente dizem que seria a Casa Branca - washington
ou Capitólio, o United Airlines Flight 93,Os destroçosforam encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia .
As causa apontada pela a Al-Qaeda foi :
- Apoio militar a Israel.
- Ocupação militar da península arábica.
- Agressão contra o povo do Iraque .
Os Estados Unidos Declarou Guerra contra a Al-Qaedae , e começo a peseguiçao de Terroristas .
Guerra do Golfo: o início da inimizade com os Estados Unidos
Seguindo a retirada soviética do Afeganistão, Osama Bin Laden retorna para a Arábia Saudita. A invasão iraquiana no Kuwait em 1990 pôs em risco o comando da Casa de Saud pelos sauditas, tanto por dissidentes internos quanto pela iminente possibilidade de um futuro expansionismo iraquiano. Face à massiva presença militar iraquiana, os sauditas eram melhor armados, porém defasados em número. Bin Laden ofereceu os serviços de seus mujahidin ao Rei Fahd para proteger a Arábia Saudita do exército iraquiano. Mas do ponto de vista estratégico, fossem os iraquianos expulsos do Kuwait, a Arábia Saudita seria a única ligação terrestre possível para forças internacionais inibirem uma invasão iraquiana.
Depois de muita deliberação, o rei saudita recusou a oferta de Bin Laden e optou por deixar os Estados Unidos e as tropas aliadas montarem acampamento em seu país. Bin Laden considerou a decisão um ultraje. Ele acreditava que a presença de estrangeiros na terra das duas mesquitas (Meca e Medina) profanaria solo sagrado. Depois de criticar publicamente o governo saudita por acolher o exército estadunidense, Bin Laden foi exilado e teve sua cidadania saudita revogada. Logo depois, o movimento que viria a ser conhecido como Al-Qaeda foi formado.
Outros atentados atribuídos à Al-Qaeda e seus afiliados incluem:
- O esquema para atacar as embaixadas de Singapura;
- O sequestro e assassinato do repórter Daniel Pearl do Wall Street Journal e várias explosões no Paquistão;
- O atentado à sinagoga de El Ghriba em Djerba, Tunísia, que matou 21 pessoas;
- Ataques frustrados às esquadras ocidentais no Estreito de Gibraltar;
- O atentado ao tanque Limburg;
- Um carro bomba Keniano em Mombasa, Kenia e a tentativa de abater um avião israelense em novembro de 2002;
- As explosões compostas em Riyadh em maio de 2003 e outros atentados da Insurgência da Arábia Saudita;
- As explosões de Istambul em Istambul, Turquia, em 2003.